Muitos dos meus amigos e familiares sabem que sou grande devoto de São Josemaria, ele que me perdoe a intimidade, mas trato-o muitas vezes por: - O Santo meu amigo!
 
Costumo dizer com frequência que São Josemaria é um Santo moderno, dos nossos dias, um Santo que lutou para nos transmitir aquilo que é essencial na nossa vida, a dedicação ao trabalho, a dedicação à família, a oração, a caridade, a humildade, o apostolado, a penitência a mortificação, o amor a Deus e a Nossa Senhora, etc. É um Santo que nos ajuda a encontrar Deus nas coisas materiais da terra, ensina-nos a transformar a nossa vida corrente, com tudo que lhe está associado, situações boas e más, fáceis e difíceis, em encontros com Deus, ensinando-nos a dar às coisas humanas um valor divino.
 
A leitura e a meditação dos seus escritos, que vos aconselho vivamente, têm-me ajudado a moldar a consciência, peço a Deus que não seja de forma passageira, tornando-me mais tolerante, mais amigo, mais consciente, mais humilde, mais próximo e íntimo de Jesus, buscando sempre Nele o apoio indispensável para o dia a dia.
 
Em 2005, numa viagem de lazer com amigos a Roma, na altura pensei que por mero “acaso”, hoje tenho a certeza que foi Deus que me levou até lá, fui visitar a Igreja de Santa Maria da Paz, um lindo e sagrado local de oração, onde permanecem os restos mortais deste Santo.
 
Este local, que posso dizê-lo em consciência, teve uma influência directa na mudança da minha personalidade, levando-me a descobrir todos os dias, coisas novas e bonitas, tanto em mim e como naqueles com quem me relaciono.
 
Posteriormente, em 2009 já lá voltei, desta vez com a família, foi extraordinário, ninguém ficou indiferente, vi e apreciei com outros olhos e senti com outro coração aquela atmosfera especial e única, dos grandes locais de oração.

Meus amigos, como é bom ter um amigo assim!

Vítor Carvalho